Segundo relatos populares, as guarnições da Rotam estavam realizando rondas pela rua Íris Alagoense, quando receberam informações sobre a possibilidade de um cárcere e abandono de incapaz em uma casa da região. Ao chegarem ao local indicado, os policiais constataram que a residência estava trancada. Por meio de uma janela, as equipes avistaram os três menores, um dos quais com necessidades especiais. As vítimas informaram que o imóvel havia sido trancado por um tio, que ainda deixara três cachorros da raça pitbull para impedir a saída deles.
Logo em seguida, uma mulher se apresentou como tia dos adolescentes e abriu a residência, possibilitando a entrada das autoridades. Durante as buscas, uma estufa com plantação de maconha foi encontrada em um dos quartos, juntamente com medicamentos tarja preta sem receita médica, um revólver calibre .38 e quatro munições.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação das crianças, que foram encaminhadas para a casa de parentes na companhia das equipes policiais. Já a mulher responsável pelo cárcere privado e demais irregularidades foi conduzida à Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos legais.
Além desse caso, equipes da Rotam também realizaram outra apreensão na cidade de Maceió. Dessa vez, foram encontrados mais de 160 gramas de maconha, três balanças de precisão e 150 comprimidos de Rohypnol em um condomínio no bairro Antares. A ação ocorreu também na segunda-feira (29) após denúncias sobre tráfico de drogas em uma residência dessa localidade. O suspeito foi abordado e detido, com parte dos entorpecentes sendo encontrados em seu bolso e o restante na própria casa. Ele e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes para as devidas providências legais.