TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli por abuso de poder político e disseminação de fake news nas eleições de 2022.



A parlamentar Carla Zambelli, do estado de São Paulo, foi alvo de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que a tornou inelegível por oito anos. A decisão foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela deputada federal Sâmia Bomfim, do Psol, que acusou Zambelli de disseminar fake news sobre o sistema eleitoral durante as eleições de 2022.

Segundo a corte eleitoral, Zambelli cometeu abuso de poder político ao questionar a lisura das eleições e ao atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o sistema eleitoral. A deputada também fez a falsa alegação de que urnas teriam sido manipuladas em Itapeva (SP). A decisão do TRE-SP não tem efeito imediato, pois ainda é possível recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A assessoria de Zambelli divulgou um comunicado no qual a parlamentar afirma que recebeu com serenidade a tentativa do TRE-SP de cassar seu mandato e que continuará atuando como deputada federal com posição firme contra o governo atual. A deputada também anunciou que estará na avenida Paulista no dia 16 de março pedindo o impeachment do ex-presidente Lula.

Além da cassação pelo TRE-SP, Zambelli também enfrenta um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) ao lado do hacker Walter Delgatti Neto. Ambos se tornaram réus em maio por invadirem o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Delgatti Neto, que está preso em uma penitenciária em Araraquara (SP), confessou ter recebido dinheiro para cometer o crime e revelou ter sido contratado por Zambelli.

A Primeira Turma do STF decidiu aceitar a denúncia contra a dupla, que agora responde a um processo criminal por falsidade ideológica e invasão a dispositivo informático. A procuradoria-geral da República, Paulo Gonet, acusou Zambelli de ser a autora intelectual da invasão, alegando que ela teria procurado Delgatti Neto para cometer o crime. O hacker também revelou ter recebido dinheiro para emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Esses desdobramentos podem impactar significativamente a carreira política de Carla Zambelli e colocam em xeque sua conduta enquanto parlamentar. O caso traz à tona mais uma polêmica envolvendo o uso de fake news e a disseminação de informações falsas por autoridades públicas. A decisão do TRE-SP e o processo em curso no STF são fatores que certamente vão influenciar as próximas eleições e a reputação da deputada federal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo