TRE-RJ inicia campanha para biometrização total do eleitorado fluminense até maio de 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está promovendo uma campanha para a biometrização de 100% do eleitorado fluminense até o dia 8 de maio. Com uma ação por semana, o TRE-RJ levará postos itinerantes para que as pessoas possam se cadastrar. O estado possui mais de 12 milhões de eleitores, e cerca de 65% já estão biometrizados. No entanto, a capital do Rio de Janeiro possui um dos maiores gargalos, com 40,39% do eleitorado ainda não biometrizado.

A primeira ação ocorrerá na estação de metrô Carioca, com dez guichês de atendimento disponibilizados das 9h às 15h. O programa pretende passar por diversos pontos do Estado, com foco em bairros da Zona Oeste, como Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. O desembargador Henrique Carlos Figueira, aponta que a biometria aumenta o nível de segurança nas eleições, mas destaca o desafio de informar a população sobre a importância do cadastro.

Segundo ele, o maior desafio é informar o eleitor e convencê-lo a fazer o cadastro. Até agora, boa parte dos cadastros já realizados foi feita automaticamente em parceria com o Detran, mas para saber se seu cadastro já foi feito, o eleitor pode verificar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ‘serviços eleitorais’ e ‘situação eleitoral’.

O desembargador também destacou o desempenho das cidades com mais de 90% de biometria coletada, como Trajano de Moraes, Niterói e Armação dos Búzios. Ele ressaltou que o prazo final definido pelo TSE é em 2026, mas a ideia é que o Rio se adiante e já garanta maior segurança nas próximas eleições.

Dessa forma, a mobilização do TRE-RJ busca garantir a totalidade do eleitorado biometrizado até 2024, visando uma maior segurança e tranquilidade nos pleitos eleitorais futuros. A biometria é vista como uma forma de identificar melhor o eleitor, tornando o processo eleitoral mais seguro. Com a necessidade de informar e convencer a população sobre a importância do cadastro, o TRE-RJ está empenhado em alcançar a meta estabelecida. A ampla divulgação das ações itinerantes e postos de atendimento visa atingir a todos os eleitores fluminenses, assegurando a participação de todos no processo democrático do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo