Os municípios que receberão tropas federais são Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. Segundo o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, nessas localidades há sério risco de interferência no livre exercício do voto dos eleitores, o que pode prejudicar o processo democrático.
A decisão final sobre o uso das tropas federais ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para onde o TRE encaminhará os deferimentos. Além disso, na mesma sessão, os pedidos de tropas para os municípios de Pindoba, Olivença e Maribondo foram indeferidos. Já o pedido referente a Roteiro ainda está em análise pelos desembargadores eleitorais alagoanos.
Segundo Klever Loureiro, as forças de segurança dos municípios que tiveram os pedidos indeferidos possuem condições de assegurar a normalidade do processo eleitoral. O objetivo da presença das tropas federais nessas regiões é garantir a segurança dos eleitores e a lisura do pleito.
Portanto, a presença das tropas federais em sete municípios de Alagoas nas Eleições de 2024 é uma medida necessária para garantir a ordem e a segurança durante o processo eleitoral. A decisão do TRE/AL evidencia a preocupação com a integridade das eleições e a democracia no estado. A análise do TSE sobre o uso das tropas federais será fundamental para a realização de um pleito justo e transparente nestas localidades.