O Pleno do TRE já está se preparando para analisar os pedidos durante as próximas sessões, que devem ocorrer na próxima semana. Antes de tomar uma decisão, o Tribunal questiona o governo de Alagoas sobre a capacidade das forças policiais locais em garantir a segurança nestas localidades. Somente com a resposta do governo é que os desembargadores eleitorais, responsáveis por analisar os pedidos de tropas federais, elaboram seus votos e apresentam aos demais membros do Pleno.
Caso seja decidido que o reforço federal é necessário para as eleições municipais nestes municípios, o TRE irá encaminhar a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabe ao TSE, como órgão superior, a palavra final sobre a questão do envio das tropas federais para auxiliar na segurança das eleições.
O pedido de reforço das tropas federais é uma medida de precaução e visa garantir o bom andamento do processo eleitoral, assegurando a tranquilidade e a segurança dos eleitores e dos candidatos durante as eleições municipais em Alagoas. A decisão sobre o envio das tropas federais é aguardada com expectativa pelos moradores e autoridades locais, que esperam que todas as medidas necessárias sejam tomadas para garantir um pleito eleitoral seguro e transparente.