Um dos principais objetivos dessa reunião é ampliar a participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral, incentivando a declaração de suas deficiências no cadastro, facilitando o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e, ainda, permitindo que elas atuem diretamente no dia da eleição. O juiz auxiliar da Presidência, Diego Dantas, destacou a importância desse encontro para o alcance desses objetivos.
O desembargador eleitoral Felini Wanderley ressaltou que melhorias nos serviços disponibilizados para pessoas com deficiência têm sido implementadas ao longo dos anos, sempre através de diálogos com associações e entidades representativas. Segundo ele, é fundamental dar voz e acolher aqueles que representam esse público. Neste ano, o intuito é ampliar os projetos e aumentar a presença dessas pessoas nos locais de votação.
Durante a reunião, Ribeiro Neto, assessor especial do juiz auxiliar da Presidência, explicou que novos encontros serão agendados para dar continuidade ao projeto. Além disso, o TRE irá visitar instituições e realizar um levantamento dos números de eleitores alagoanos com deficiência, a fim de traçar estratégias mais efetivas.
Em outra notícia relacionada ao TRE/AL, foi divulgado que não haverá expediente nas unidades da Justiça Eleitoral nos dias 2 e 3 de novembro, devido aos feriados do Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, respectivamente. O expediente regular será mantido no dia 1º de novembro, transferindo o feriado para o dia 3. Os prazos processuais serão retomados na segunda-feira (06). Todos os serviços eleitorais estão disponíveis no portal do TRE de Alagoas na internet, onde o eleitor pode realizar diversas solicitações, como alistamento eleitoral, emissão da segunda via do título e pagamento de multas.