TRE/AL alerta sobre golpes relacionados ao título de eleitor e esclarece funcionamento dos serviços gratuitos; cadastro eleitoral reabrirá em novembro.



O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) alertou a população sobre golpes envolvendo a cobrança de taxas para a prestação de serviços eleitorais. Em nota à imprensa, o órgão esclareceu que a Justiça Eleitoral não cobra nenhum valor pela emissão e regularização do título de eleitor, assim como pela alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de biometria e transferência de domicílio eleitoral.

De acordo com o TRE/AL, a instituição tem recebido denúncias de pessoas que foram abordadas por e-mails e mensagens em aplicativos, solicitando o pagamento para quitar supostas pendências eleitorais. Diante disso, a orientação é que a população denuncie essas práticas aos órgãos competentes, como o Google e as plataformas de mensagens, para evitar possíveis golpes.

Além disso, o tribunal esclareceu que, em virtude do fechamento do cadastro eleitoral no último dia 9 de maio, os serviços de emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral estão temporariamente suspensos. A previsão é que o cadastro seja reaberto a partir do dia 5 de novembro, possibilitando a realização desses procedimentos de forma gratuita nos cartórios eleitorais ou pelo Autoatendimento Eleitoral pela internet.

É importante ressaltar que todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral são gratuitos e devem ser realizados nos locais indicados, sem a necessidade de pagamento de taxas ou valores adicionais. A colaboração da população na denúncia de práticas fraudulentas contribui para garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo