O vídeo divulgado pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão registrou o momento angustiante em que os bombeiros chegaram ao local da queda e se depararam com a aeronave ainda em chamas. Os agentes tiveram que agir com rapidez para combater o fogo e resgatar sobreviventes, além de recuperar os corpos das vítimas fatais.
A aeronave da Azerbaijan Airlines, fabricada pela renomada Empresa Brasileira de Aeronáutica, Embraer, caiu a cerca de 3 km do centro urbano de Aktau. Imagens dramáticas também mostraram uma tentativa de pouso de emergência que acabou resultando em uma explosão.
Em meio ao caos e à destruição, outro vídeo gravado no local do acidente mostrou pessoas feridas e desorientadas próximas à fuselagem da aeronave. Equipes de resgate correram para socorrê-las, em uma corrida contra o tempo para salvar vidas.
O Ministério dos Transportes do Cazaquistão informou que o avião, que fazia a rota Baku-Grozny, pertencia à Azerbaijan Airlines. A tragédia chocou não só o Cazaquistão, mas também o mundo inteiro, trazendo à tona questões sobre a segurança e os procedimentos de emergência na aviação.
A queda do avião no Cazaquistão deixou marcas profundas e dolorosas, não só nas famílias das vítimas, mas também na indústria da aviação civil. Resta agora às autoridades investigarem as causas do acidente e tomarem as devidas medidas para evitar que tragédias como essa se repitam no futuro.