Tragédia no Canal da Mancha: Capotamento de embarcação com imigrantes resulta em pelo menos seis mortes.

Seis pessoas perderam a vida nesse sábado (12) após um trágico acidente envolvendo um barco com imigrantes que tentavam atravessar o Canal da Mancha a partir da França. Além disso, outras duas pessoas estão possivelmente desaparecidas, segundo informações divulgadas pelas autoridades francesas. Ainda assim, cerca de 60 imigrantes foram resgatados com sucesso por embarcações francesas e britânicas e levados em segurança até a costa. As buscas pelos possíveis desaparecidos ainda estão em andamento, conforme informado pela Prefeitura Marítima francesa.

O prefeito de Calais, Franck Dhersin, relatou que uma grande operação de resgate foi iniciada às 6h, horário local (1h em Brasília), quando várias embarcações tentavam atravessar o canal simultaneamente. Dhersin lamentou o fato de que corpos já foram encontrados próximos a Sangatte, e ressaltou a dificuldade enfrentada por diversos barcos. A situação se tornou caótica, com várias embarcações encontrando dificuldades ao longo da travessia.

Anne Thorel, voluntária envolvida no resgate, descreveu os esforços desesperados dos imigrantes para retirar a água que se acumulava no barco que afundava. Ela relatou que muitos imigrantes estavam a bordo da embarcação e, para tentar salvar suas vidas, usaram até mesmo seus próprios sapatos para retirar a água.

Além disso, uma embarcação da autoridade imigratória britânica e dois botes salva-vidas foram mobilizados para resgatar outros imigrantes que se encontravam em perigo no Canal da Mancha. Vale ressaltar que o governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, tem adotado uma postura mais rígida em relação à imigração, buscando medidas para reduzir o número de pedidos de asilo no país. Esse posicionamento tem sido visto como uma tentativa política de conquistar popularidade diante do atual cenário de descontentamento com o Partido Conservador, conforme revelado pelas pesquisas de opinião.

De acordo com dados do governo, somente neste ano até o momento, aproximadamente 16 mil imigrantes cruzaram o Canal da Mancha em busca de uma nova vida no Reino Unido. O incidente deste sábado é mais um trágico episódio envolvendo essa tentativa perigosa e desesperada de migração. Em novembro de 2021, um bote com 27 pessoas também naufragou na região, culminando na morte de todos a bordo.

O Canal da Mancha, que separa a França do Reino Unido, tem se tornado um cenário perigoso e mortal para os imigrantes que buscam cruzá-lo em busca de melhores oportunidades. O número crescente de acidentes e mortes ressalta a necessidade de uma ação conjunta entre os dois países para lidar com essa crise humanitária e encontrar soluções mais seguras para esses indivíduos que buscam uma vida melhor.

Sair da versão mobile