No último sábado (28/12), uma casa de dois andares desabou no bairro Paraíso, em Belo Horizonte (MG), resultando na morte de pelo menos três pessoas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas são três mulheres de aproximadamente 60, 70 e 80 anos, cujos corpos foram resgatados dos escombros ainda no mesmo dia.
As equipes de resgate também realizaram buscas em meio aos destroços em busca de uma possível quarta vítima, mas, até o momento, não foram encontrados vestígios. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento de até 50 km/h previstas para o domingo (29/12).
Diante do trágico incidente, a população local é orientada a ficar atenta a sinais de perigo, como rachaduras nas paredes, surgimento de fendas, depressões e minas d’água no terreno. Caso identifiquem alguma situação suspeita, é crucial que acionem imediatamente a Defesa Civil para avaliação e possíveis medidas preventivas.
Essa não é a primeira vez que acidentes desse tipo chamam a atenção na região, reforçando a importância da manutenção preventiva das estruturas das residências e edifícios. A comunidade local encontra-se consternada diante da tragédia e espera que as autoridades competentes investiguem as causas do desabamento para evitar que novas ocorrências semelhantes aconteçam no futuro.
Enquanto isso, as famílias das vítimas recebem o apoio e solidariedade da comunidade em meio a esse difícil momento de luto e dor. A segurança e bem-estar da população devem ser colocados em primeiro lugar, incentivando a prevenção e a manutenção adequada das estruturas habitacionais.