A presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, assegurou que o Theatro continuará em pleno funcionamento durante as intervenções previstas. Segundo ela, a temporada está em andamento e nada será cancelado. A reforma será realizada gradualmente, com a substituição de estofados, carpetes e cortinas das frisas, sem prejudicar as atividades.
Duas etapas essenciais envolvendo a troca da cortina do palco e o nivelamento do piso serão realizadas durante o período de recesso, em janeiro e parte de fevereiro. O novo palco contará com piso flutuante de alto padrão, conhecido como Harlequim Floors, utilizado em renomadas casas de espetáculos pelo mundo. Esse piso proporcionará melhores condições para os bailarinos executarem movimentos de alta técnica com precisão.
Além disso, o sistema digital Waagner Biro, responsável por operar as varas cênicas do palco, precisará de correções. No momento, apenas as varas cênicas manuais estão operando, o que torna o processo mais demorado. A recuperação desse sistema é fundamental para garantir a eficiência e precisão das apresentações.
A Fundação Teatro Municipal abriga diversos artistas, incluindo 81 na orquestra sinfônica, 90 no coro, 85 no corpo de baile, além de técnicos e funcionários nas diversas instalações anexas. O Theatro Municipal completou 115 anos no mês passado e é o único no Brasil a contar com os três corpos artísticos estáveis. Essa revitalização irá contribuir significativamente para manter a excelência e tradição desse importante equipamento cultural brasileiro.