The New York Times pede: Biden deve desistir da reeleição para proteger a democracia americana contra ameaça de Trump

O conceituado jornal americano The New York Times lançou um editorial nesta sexta-feira, 28, em que faz um apelo contundente ao presidente Joe Biden para que desista de buscar a reeleição, após o seu desempenho aquém do esperado no debate da noite anterior contra o seu rival republicano, Donald Trump.

De acordo com o jornal, a possibilidade de uma vitória de Trump representaria um grave risco para a democracia dos Estados Unidos. O editorial também ressalta as constantes tentativas do republicano em minar a integridade das eleições desde o pleito de 2020, além de alertar para uma agenda que, caso Trump seja reeleito, poderia possibilitar a concretização das suas mais extremas promessas e ameaças.

O texto do The New York Times destaca que, caso retorne ao cargo, Trump prometeu adotar um estilo de liderança sem as restrições impostas pelos sistemas de controle de poder do governo americano. Para o jornal, tais circunstâncias são razões mais do que suficientes para que Biden se afaste da disputa eleitoral.

A publicação ressalta que, durante o debate, Biden não conseguiu apresentar de forma clara quais seriam suas propostas para um segundo mandato, além de ter dificuldades em rebater as provocações de Trump. Segundo o jornal, em diversos momentos, o presidente atual se viu incapaz de concluir uma frase de forma coesa, distanciando-se do político experiente que já foi.

Apesar de reconhecer os méritos da gestão de Biden até o momento, o The New York Times sugere que o presidente anuncie sua decisão de não concorrer à reeleição, alegando que, no atual cenário, a sua permanência na corrida eleitoral representaria uma aposta imprudente para o futuro do país.

Sair da versão mobile