Terremoto de 7.6 atinge Ilhas Cayman no Caribe, alerta de tsunami emitido para região – sem vítimas ou danos.



Um terremoto de grande magnitude abalou as Ilhas Cayman neste sábado (8), com um registro de 7.6 na escala Richter, conforme informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi localizado a 209 quilômetros a sudoeste de George Town, a capital das Ilhas Cayman, e a uma profundidade de 10 quilômetros. Apesar da intensidade do terremoto, felizmente não houve relatos de vítimas ou danos materiais.

A notícia do terremoto desencadeou um alerta de tsunami em toda a região, abrangendo países como Jamaica, Cuba, Nicarágua, México, Honduras, Guatemala e Panamá. O Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica foi responsável por emitir o alerta, visando prevenir possíveis consequências decorrentes do fenômeno.

A região das Ilhas Cayman é marcada por uma falha geológica conhecida como Depressão das Cayman, a qual representa o limite entre as placas tectônicas da América do Norte e do Caribe. Esta configuração geológica contribui para a ocorrência de eventos sísmicos na região, como o terremoto registrado neste sábado.

As autoridades locais e especialistas em geologia estão em alerta para monitorar possíveis réplicas e avaliar os impactos do terremoto nas Ilhas Cayman e em países vizinhos. A população residente na região está sendo orientada a manter-se informada e seguir quaisquer instruções de segurança que possam ser emitidas pelas autoridades competentes.

Ainda são aguardadas atualizações sobre o cenário pós-terremoto e os desdobramentos da situação nas Ilhas Cayman e demais países afetados pela ocorrência sísmica. O Serviço Geológico dos Estados Unidos e demais órgãos internacionais seguem acompanhando de perto a situação e fornecendo suporte técnico para as medidas necessárias em resposta ao terremoto nas Ilhas Cayman.

Por Sputnik Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo