A concentração dos participantes se dará às 15h, em frente à Catedral Nossa Senhora das Dores, onde sanfoneiros de diversas partes do Brasil e entusiastas da música nordestina se reunirão. Esse momento será marcado por uma solenidade especial: a bênção das sanfonas. Após esse ritual carregado de significado, os presentes seguirão em um cortejo até o Museu do Piauí, onde estão programadas várias apresentações musicais que se estenderão pela noite.
Entre os convidados especiais está Daniel Gonzaga, neto do famoso Luiz Gonzaga. Ele expressa seu entusiasmo por estar presente na celebração e faz um convite à população: “Estou aqui para a Procissão das Sanfonas e convido todos vocês para se juntarem a nós, para recordar o legado do meu avô e, quem sabe, cantar algumas de suas canções”.
Neste ano, a procissão também é uma homenagem ao 80º aniversário de nascimento de Gonzaguinha, filho do Rei do Baião e uma figura marcante na história da música brasileira. Para celebrar essa data, o cordelista Pedro Sampaio, representante da Colônia Gonzaguiana Cearense, irá lançar um cordel especial. Ele afirma: “Estamos aqui, mais uma vez, homenageando Gonzaguinha com a procissão ‘Gonzaguinha Oitentão’. Salve a Colônia Gonzaguiana do Piauí e viva a Procissão das Sanfonas de Teresina!”
Idealizada em 2009 por Wilson Seraine, professor e pesquisador, juntamente com Reginaldo Silva, que teve uma longa parceria com Luiz Gonzaga, a Procissão das Sanfonas se estabeleceu como um importante patrimônio cultural imaterial do estado do Piauí. O evento reflete não apenas a importância de Gonzaga no cenário musical, mas também o desejo da comunidade de manter viva a sua memória. Com sonoplastia de Jailton Sodré, a festividade promete ser uma experiência inesquecível para todos que participarem.