Temporal em São Paulo causa caos na cidade com chuvas fortes e ventania; mais de 600 mil imóveis ficam sem energia elétrica.

A tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro, trouxe fortes chuvas e ventania para a cidade de São Paulo, colocando-a em estado de atenção, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. O temporal causou congestionamentos no trânsito e deixou 666 mil imóveis sem energia elétrica na região metropolitana, sendo 469 apenas na capital. Até as 19 horas de ontem, 147 mil imóveis ainda estavam sem o serviço.

A Enel, distribuidora de energia, informou que as pancadas de chuva e os ventos de até 80 km/h afetaram o fornecimento de energia, principalmente nas regiões leste e norte da cidade, afetando bairros como Lausanne Paulista, Horto, Perdizes, Pompeia e Butantã. Além disso, foram registradas 111 quedas de árvores, o que contribuiu para os problemas no fornecimento de energia elétrica.

O CGE explicou que as áreas de instabilidade foram causadas pela aproximação de uma frente fria, que continuará influenciando o clima na capital nos próximos dias. Imagens do radar meteorológico indicaram chuvas fortes nas zonas norte e leste de São Paulo, com potencial para queda de granizo em algumas regiões. Além disso, houve extravasamento dos córregos Franquinho e Rio Verde.

O trânsito também foi afetado pelas chuvas, com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrando 868 quilômetros de congestionamento na cidade, especialmente nas zonas norte, oeste, leste e centro. Três voos foram deslocados para outros aeroportos devido ao mau tempo em Congonhas.

A Defesa Civil do Estado também atuou em ocorrências relacionadas ao temporal, como a queda de diversas árvores em Várzea Paulista. Para o dia de Natal, a previsão é de chuvas mais intensas, com temperaturas mais amenas no decorrer do dia.

Sair da versão mobile