A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que a falta de energia prejudicou as estações elevatórias e os equipamentos responsáveis pelo transporte da água para locais mais altos, os chamados boosters. Diante disso, a concessionária de energia Enel foi acionada para solucionar o problema.
A Sabesp emitiu uma nota recomendando aos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado. Na capital paulista, diversos bairros foram afetados, como Vila Formosa, Jardim São Luiz, Capão Redondo, Morumbi, Americanópolis, Vila do Encontro, Parque Bologne, Interlagos, Grajaú, Parelheiros, entre outros.
Na região do ABC, problemas de abastecimento foram registrados em diversos bairros, como Vila Progresso, Miguel Ângelo e Vila Suíça em Santo André, Vila Planalto e Nova Petrópolis em São Bernardo do Campo, e Vila Gerty em São Caetano. Além disso, cidades do interior paulista, como Cotia e Cajamar, também apresentaram problemas nos bairros Jardim Atalaia, Jordanésia e Parque São Roberto, respectivamente.
A Sabesp ressaltou a importância do uso consciente da água e recomendou que os imóveis mantenham reservas adequadas em suas caixas-d’água, conforme o Decreto Estadual 12.342/78, a fim de minimizar os impactos das intermitências no abastecimento. A situação ainda está sendo monitorada pelas autoridades competentes para a resolução completa do problema.