O programa dos shows foi especialmente preparado para esta turnê, prometendo não apenas uma amostra dos grandes sucessos da banda, que está celebrando seu 25º aniversário, mas também uma rememoração das colaborações com alguns dos mais ilustres nomes do jazz internacional. Este espetáculo é parte de uma iniciativa que já atraiu cerca de 16 mil espectadores, ressaltando a relevância e o apelo da cultura russa em solo brasileiro.
O Brasil foi pioneiro na América Latina ao receber as Temporadas Russas, que tiveram início em junho deste ano com uma grandiosa cerimônia de abertura apresentada pela ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, no Theatro Municipal do Rio. Desde então, o projeto tem proporcionado uma rica variedade de eventos culturais, que vão desde concertos de música clássica e peças teatrais até festivais de cinema, exposições artísticas e palestras educativas.
Entre os destaques desta edição, esteve a aclamada adaptação da obra “Anna Karenina”, inspirada no romance clássico de Lev Tolstói e embalada pelas composições de Pyotr Tchaikovski, que culminou em apresentações memoráveis que encantaram o público.
O “Temporadas Russas” não é um esforço recente; seu legado remonta a mais de um século, quando o célebre artista Sergei Diaghilev trouxe o esplendor das artes russas para a Europa e as Américas, estabelecendo um intercâmbio cultural que perdura até hoje. Hoje, o projeto é simbolizado pelo Pássaro de Fogo, um elemento emblemático dos contos populares russos que representa luz, renovação e boa sorte.
Em um ano de significativas confluências políticas e econômicas — com ambos os países presidindo simultaneamente o BRICS e o G20 — as Temporadas Russas tornam-se um marco para o fortalecimento das relações culturales entre a Rússia e o Brasil, evidenciando uma história de mais de 200 anos de respeito e compreensão mútua. Ao se aproximar do seu encerramento, o projeto deixa um legado importante, reafirmando a identidade cultural da Rússia no cenário internacional e promovendo uma conexão duradoura com o público brasileiro.