Temperaturas acima de 40°C devem persistir em setembro após recorde de calor no final de agosto, confira as previsões.



Agosto foi um mês marcado por variações bruscas de temperatura em todo o Brasil. A última semana do mês começou gelada, mas terminou com temperaturas extremamente elevadas, que devem superar os 40°C em áreas do Centro-Oeste do país. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já registraram recordes de calor, atingindo os 40°C.

A capital mato-grossense, Cuiabá, liderou o ranking de calor no Brasil no dia 29 de agosto, com a temperatura máxima alcançando os 41,0°C, segundo medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde de calor para este ano em Cuiabá foi de 42,2°C, registrado no dia 17 do mesmo mês.

Com essa onda de calor, a tendência é que o calor intenso do fim de agosto permaneça em setembro. A previsão para a primeira quinzena do novo mês é de uma onda de calor ainda mais intensa, que pode estabelecer novos recordes de temperatura em vários estados e capitais do Brasil.

De acordo com o Climatempo, o calor poderá ultrapassar os 42°C no Centro-Oeste e chegar aos 40°C em áreas do Sudeste. Estados como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem registrar temperaturas entre 41°C e 44°C, com os maiores valores esperados para locais específicos dessas regiões.

No Norte/Noroeste do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, Goiás, oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, a previsão é de calor entre 37°C e 40°C. Já cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia devem enfrentar temperaturas altas, variando de 30°C a 39°C.

No Tocantins, Pará e Rondônia, as temperaturas podem chegar aos 38°C a 41°C. Com isso, é esperado que o calor intenso se mantenha por todo o país, com uma nova onda de calor se aproximando e prometendo dias quentes e desafiadores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo