De acordo com Ewerton Willams, enfermeiro da UPA, a Telemedicina é fundamental para otimizar o tempo de espera dos pacientes na sala de recepção, além de possibilitar encaminhamentos para outros especialistas e até mesmo a disponibilização de receitas médicas durante o atendimento. Desde março, mais de 100 pacientes já foram atendidos por meio dessa modalidade na UPA Trapiche da Barra, que está sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
O atendimento via Telemedicina acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e é destinado ao público de 18 a 59 anos de idade. Uma das principais vantagens desse serviço é a redução significativa do tempo de espera. Enquanto pacientes com pulseiras azul e verde costumam aguardar até 4 horas por um atendimento presencial, aqueles atendidos por Telemedicina levam, em média, apenas 20 minutos para iniciar a consulta.
Além disso, a Telemedicina contribui para aliviar a sobrecarga das UPAs, permitindo que mais pacientes sejam atendidos remotamente e liberando recursos e equipes para casos mais graves. O Instituto Saúde e Cidadania, responsável pela gestão da UPA Trapiche da Barra, é reconhecido pela sua eficiência e qualidade no atendimento, sendo certificado como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA e detentor do selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
A utilização da Telemedicina nas UPAs vem se mostrando uma alternativa eficaz para melhorar o acesso à saúde, reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento mais ágil e eficiente para a população. Com a evolução da tecnologia, espera-se que cada vez mais unidades de saúde adotem essa prática inovadora para beneficiar os pacientes e otimizar os recursos disponíveis.