Luigi Mangione, de 26 anos, falou pela primeira vez em público após ser preso sob suspeita de ter assassinado Brian Thompson, presidente-executivo de uma das maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos, a UnitedHealthcare. O jovem, que enfrenta diversas acusações na Pensilvânia e em Nova York, chegou ao tribunal nesta terça-feira (10/12) cercado de policiais e começou a gritar que sua prisão era injusta. “Isso é um insulto à inteligência do povo americano”, disse Luigi ao ver a imprensa presente.
Luigi Mangione é acusado de homicídio, porte criminoso de arma em 2º e 3º grau, e porte criminoso de documento falso. Ele foi detido enquanto lanchava em um restaurante do McDonald’s em Altoona, na Pensilvânia, na segunda-feira (9/12).
Natural de Towson, em Maryland, Luigi é descrito como um “gênio da tecnologia” anticapitalista, tendo estudado em uma universidade de elite nos EUA. Uma fonte informou ao jornal New York Post que o rapaz nutria um forte sentimento de ódio pela comunidade médica devido à forma como seus parentes eram tratados em unidades de saúde.
Ainda não há informações sobre a profissão de Luigi ou sobre seu local de residência, mas a polícia confirmou que ele portava um manifesto crítico às seguradoras de saúde no momento da prisão.
Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, foi assassinado com um tiro no peito em Nova York na quarta-feira (4/12). Segundo as autoridades, o crime ocorreu em frente ao hotel New York Hilton Midtown por volta das 6h45 (horário local). Thompson foi levado ao hospital Mount Sinai West em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos.
O atirador, descrito por testemunhas como um homem que fugiu a pé para o leste da Sexta Avenida, subiu em uma bicicleta e pedalou em direção ao Central Park. Brian Thompson morava em Minnesota e estava em Nova York para a conferência anual de investidores de sua empresa.
Thompson havia sido promovido a presidente-executivo da UnitedHealthcare em abril de 2021. A UnitedHealthcare faz parte do UnitedHealth Group, classificado como a quinta maior corporação em receita nos Estados Unidos pela Fortune 500. A revista Fortune publica anualmente a lista das 500 maiores empresas americanas.