A previsão abrange a faixa litorânea de Alagoas, incluindo a região metropolitana de Maceió, o Baixo São Francisco e a Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, a previsão indica a possibilidade de pancadas isoladas de chuva de curta duração, intercaladas com períodos de tempo seco.
Segundo as informações da Superintendência, o aprofundamento de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera está favorável ao aumento de áreas de instabilidade adjacente à costa leste da Região Nordeste. Esse padrão no escoamento atmosférico pode contribuir para a ocorrência de chuva intensa entre o litoral de Alagoas e Sergipe, especialmente nas próximas 24 horas.
Diante desse cenário, a SPDEN destaca atenção especial para as regiões do Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas, bem como para a região metropolitana de Maceió.
A equipe de prevenção também alerta para os riscos associados a essas condições meteorológicas, como alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, risco para queda de galhos de árvores, placas, telhados mal fixados e descargas elétricas.
A SPDEN continua monitorando de perto as condições sinóticas e ressalta que novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Além disso, a população pode acompanhar diariamente a previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos rios pelo Website da SEMARH.
Diante desse alerta, é importante que a população esteja atenta e se prepare para possíveis impactos decorrentes das condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias. A prevenção e a atenção às orientações das autoridades são fundamentais para garantir a segurança de todos.