A assinatura do protocolo de intenções entre os ministros da Defesa dos dois países, Pal Jonson da Suécia e José Múcio Monteiro do Brasil, não apenas destaca a escolha sueca pelo C-390, mas também revela um aumento nas encomendas de caças JAS 39 Gripen, aeronave sueca que já é utilizada pelo Brasil. Essa movimentação é vista como um reflexo do crescente interesse europeu em fortalecer colaborações militares e garantir uma integração mais efetiva entre as forças armadas da região.
O C-390 Millennium representa um avanço significativo em termos de capacidade logística e operacional. A aquisição se torna ainda mais relevante considerando que é a primeira vez que a Suécia opta pelo C-390 para operar no norte da Europa, solidificando-se como a sexta nação europeia a escolher essa aeronave, juntando-se a outros países como Áustria, República Tcheca, Hungria, Países Baixos e Portugal.
Além de modernizar sua frota de transporte tático, a Suécia está atenta à interoperabilidade com as forças aliadas, um fator vital no atual cenário geopolítico, especialmente entre os membros da OTAN. A sinergia proporcionada por parcerias em treinamento, suporte e logística reforça as capacidades operacionais e a segurança nacional da Suécia.
Este protocolo não apenas amplia o leque de opções disponíveis para a Força Aérea sueca, como também respalda a Embraer como um ator estratégico no setor de defesa global, reforçando a reputação da empresa nas tecnologias de aviação militar. Assim, essa colaboração entre Brasil e Suécia é vista como um modelo promissor de cooperação bilateral no campo militar, refletindo um compromisso mútuo para o fortalecimento da defesa e da segurança.