Em uma entrevista ao jornal Izvestia, o almirante Sergei Avakyants, ex-comandante da Frota do Pacífico da Rússia, discorreu sobre as funcionalidades e tarefas do submarino. Ele destacou que os submarinos do projeto Yasen estão à frente de seus equivalentes estrangeiros em várias características, sendo eles portadores de armas hipersônicas de longo alcance.
De acordo com Avakyants, o principal propósito desses navios é a capacidade de, de maneira sigilosa, estarem prontos para realizar ataques a grandes centros industriais, de controle e outras instalações críticas do inimigo, em qualquer ponto dos oceanos mundiais. Já o pesquisador do Instituto da Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia de Ciências da Rússia, Ilya Kramnik, destacou a versatilidade do Arkhangelsk, que é capaz de desempenhar uma ampla gama de funções, como caça a submarinos e destruição de navios de superfície adversários.
Os submarinos do projeto Yasen-M têm a capacidade de serem equipados com mísseis de cruzeiro Oniks e Kalibr, além de mísseis hipersônicos Tsirkon. Em 2021, o primeiro navio do projeto 885M foi incorporado à frota russa. Esses avanços tecnológicos e estratégicos reforçam a posição da Marinha russa como uma potência militar de relevância global.
Por Sputnik Brasil.