STF cancela edital de governo ‘tampão’ e AL deve mudar formato de eleição

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, cancelou o edital que definia as regras e normas para a eleição de governador ‘tampão’ em Alagoas. A medida foi publicada nesta segunda-feira (09), e os candidatos devem disputar a nova eleição em chapa única. Segundo o ministro do Supremo, o novo edital deve ser reaberto imediatamente.

Gilmar Mendes também declarou que as eleições devem ocorrer de forma constitucional e respeitar as medidas de elegibilidade, filiação partidária e tudo que existe na Lei da Ficha Limpa.

As eleições indiretas para governo estavam previstas para a última terça-feira (02), mas devido a uma ação judicial movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Progressista (PP), o edital foi sujeito à análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do STF. Na última segunda-feira (01), um dia antes da votação, o presidente do STF, ministro Luis Fux, suspendeu a eleição.

As medidas ocorrem devido as decisões políticas do ex-governador Renan Filho (MDB) e do vice-governador Luciano Barbosa (MDB). Luciano Barbosa abriu mão de ser vice após ser eleito para prefeitura de Arapiraca, onde atua como gestor municipal, e Renan, abdicou do cargo de governador para concorrer a uma cadeira no Senado Federal. Quem representa o estado alagoano no momento é o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Kléver Loureiro.

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo