Dirigido por George Lucas, o longa foi alvo de críticas logo em seu lançamento. Muitos apontaram o roteiro centrado em Anakin ainda criança, interpretado por Jake Lloyd, como um dos pontos fracos do filme. Além disso, a presença do polêmico personagem Jar Jar Binks, criado por computação gráfica, não foi bem recebida pelo público e acabou sendo relegado a um papel secundário nos episódios seguintes da trilogia.
No entanto, ao completar 25 anos desde sua estreia, “A ameaça fantasma” parece ter conquistado uma nova legião de fãs. O filme foi relançado no dia 4 de maio, popularmente conhecido como o Star Wars Day, e arrecadou impressionantes US$ 924 milhões em todo o mundo. Essa nova geração de espectadores parece ter desenvolvido uma memória afetiva com o longa, que marcou a introdução de muitos ao universo de Star Wars nos cinemas.
Recentemente, o filme alcançou o topo dos mais assistidos no streaming, presente no catálogo do Disney+. Os fãs destacam o talentoso elenco, com nomes como Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman e Samuel L. Jackson, que deram vida a personagens icônicos como Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Padmé Amidala e Mace Windu, respectivamente.
Assim, mesmo com as críticas iniciais, “Star Wars: Episódio I – A ameaça fantasma” parece ter encontrado seu lugar no coração dos fãs e se firmado como um marco na história do cinema de ficção científica. Ao relembrar o lançamento do filme e seu legado depois de 25 anos, é possível perceber como a obra de George Lucas continua a encantar e conquistar novas gerações de espectadores.