O principal líder do CDU, Friedrich Merz, comemorou a vitória de seu partido nas eleições, descrevendo o resultado como um desastre para os partidos tradicionais. Merz enfatizou que os números devem servir como um aviso para o governo federal, indicando a necessidade de reflexão e mudança na política de Estado.
Em uma transmissão ao vivo de Bruxelas para a sede do partido em Berlim, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também membro do CDU, celebrou o resultado vitorioso de sua sigla em um discurso diplomático e moderado. Von der Leyen, conhecida por sua postura assertiva em relação aos principais assuntos do continente, parabenizou brevemente os correligionários e agradeceu aos eleitores, sem mencionar os adversários.
Com a próxima legislatura se aproximando, a atual líder da Comissão Europeia terá que negociar com as novas coalizões a fim de garantir sua permanência na presidência do órgão. A expectativa é de que as mudanças políticas que surgiram destas eleições europeias influenciem significativamente o panorama político na Alemanha e na União Europeia como um todo.