
Nesta quarta-feira (29), um caminhão tombou e bloqueou os dois sentidos da ladeira que dá acesso ao bairro do Bebedouro, na parte alta da capital. Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram acionadas para orientar os motoristas e fazer a remoção do veículo, com auxílio de um equipamento específico.
“É obrigação do condutor promover a retirada do veículo, mas caso ele não consiga fazer isso, seja pelo porte do veículo ou até por ter se ferido, a SMTT possui um guincho para fazer a remoção. Mas o condutor deve arcar com o serviço”, explica o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
Ele esclarece ainda que a instalação de lombadas em ladeiras é proibida e que é preciso que os condutores dobrem a atenção nas descidas. “Naquela região, muitos condutores utilizam a contramão para descer a ladeira, o que é uma infração gravíssima. E para não perder tempo, eles acabam tomando atitudes imprudentes e causando acidentes como este”, afirma.
O assessor ressalta ainda que nenhuma outra penalidade é aplicada a motoristas nestes casos, por se tratar de um bloqueio acidental na via.
Em acidentes onde não há vítimas, é necessário que o motorista entre imediatamente em contato com a SMTT através do 3315-3590, para que o órgão envie agentes até o local.
“É importante também que os condutores não saiam do local depois do acidente, até porque isso é crime, para que eles possam informar o que causou o acidente, se foi uma falha humana ou se houve algum problema na via que deve ser corrigido”, conclui Freitas.
Ascom







