As instituições que aderiram ao Sisu e estão oferecendo vagas são a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A Ufal disponibilizará um total de 5.423 vagas, divididas entre 2.565 pela ampla concorrência e 2.858 pela reserva de vagas. Os cursos são oferecidos nos diversos campi da instituição e abrangem 109 graduações presenciais. Já o Ifal ofertará 620 vagas, das quais 180 são para ampla concorrência e 440 são pela Lei de Cotas, destinadas ao ensino superior em 13 cursos. Por fim, a Uneal anunciou 115 vagas para 33 cursos em seus campi.
Uma das novidades para a edição de 2024 do Sisu é a atualização da Lei de Cotas, nº 12.711/2012. A lei agora inclui a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e também reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda, que antes era de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e agora é de 1 salário mínimo por pessoa da família.
O período de inscrições para o Sisu 2024 será entre os dias 22 e 25 de janeiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É importante que os candidatos estejam atentos aos prazos e se programem para realizarem suas inscrições dentro do prazo estabelecido. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro, e o resultado do Enem estará disponível a partir do dia 16.
Portanto, os interessados em concorrer às vagas oferecidas pelo Sisu em Alagoas devem ficar atentos aos prazos e realizar a inscrição dentro do período estabelecido. Esta é uma oportunidade única, já que o Sisu estará ofertando apenas uma edição neste ano.