Em 2022, foram realizadas mais de 9,2 mil consultas médicas entre os reeducandos, um número que aumentou consideravelmente em 2023. Nos primeiros nove meses deste ano, houve mais de 16,1 mil consultas médicas, um aumento de 74%. No aspecto odontológico, foram realizadas 6.454 consultas, um aumento de mais de 100% em relação ao ano anterior.
Exemplos de casos diagnosticados dentro dos presídios destacam a importância do atendimento à saúde nas unidades prisionais. Um custodiado, diagnosticado com hanseníase multibacilar, iniciou o tratamento a tempo de concluir com sucesso. Outro, depois de sofrer um AVC, recebeu tratamento e fisioterapia dentro do presídio.
O coordenador de Odontologia Paulo Fraga ressalta o desafio de atender a alta demanda odontológica nas unidades prisionais. Enquanto o coordenador de Enfermagem, Joabson dos Santos Lima, destaca a importância de oferecer uma saúde de qualidade para todos os custodiados, incluindo diagnóstico e tratamento de doenças variadas.
O sistema prisional conta com diversos profissionais de saúde, incluindo assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, dentistas, e auxiliares de serviços bucais. A gerente de Saúde do sistema prisional, Andrea Rocha Sarmento de Azevedo, destaca a importância de iniciar o tratamento de doenças crônicas, ISTs, diabetes e hipertensão, entre outros, após o diagnóstico realizado dentro dos presídios.
A busca ativa realizada pela equipe de Saúde nas unidades prisionais revelou casos graves de doenças, como insuficiência cardíaca, pneumonia, tuberculose, Aids e sífilis. Com as informações em mãos, os profissionais iniciaram um trabalho de detecção de patologias e tratamento.
Assim, o sistema prisional em Alagoas demonstra que está empenhado em oferecer serviços de saúde de qualidade para todos os custodiados, garantindo o acesso a diagnósticos e tratamentos mesmo durante o cumprimento de pena. O trabalho das equipes de Saúde no sistema prisional é fundamental para garantir o bem-estar e a ressocialização dos presos.






