Em seu discurso, o parlamentar expressou sua insatisfação com a postura do sindicato em apoiar o atual Governo Federal e, ao mesmo tempo, aderir à greve em protesto contra os cortes que a Universidade Federal de Alagoas tem sofrido. Cabo Bebeto destacou a incoerência da situação, argumentando que o Governo Federal prega a valorização da Educação, mas suas ações não condizem com essa retórica.
“Todos do sindicato e seus dirigentes apoiaram o atual Governo Federal e estão em greve reclamando sobre as ações deste mesmo governo, repudiando os cortes que a Universidade Federal de Alagoas tem sofrido”, afirmou o deputado. Ele ainda ressaltou a preocupação com a falta de recursos e a desorganização que podem resultar em dificuldades futuras para a instituição de ensino.
Essa decisão do Sintufal demonstra a insatisfação dos trabalhadores da Ufal com a situação da educação no país e reforça a importância do diálogo entre governo, sindicatos e comunidade acadêmica para superar os desafios enfrentados pela universidade. O cenário de greve dos técnicos administrativos em educação evidencia a urgência de medidas que garantam a qualidade e a sustentabilidade do ensino superior no Brasil.