Setur promove visita de influenciadores à Serra da Barriga para fomentar e valorizar o turismo afro em Alagoas

Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) promoveu a visita de cinco influenciadores à Serra da Barriga, em União dos Palmares, como forma de fomentar e valorizar o turismo afro em Alagoas. O grupo, composto por Lucian Grillo (@oslugaresincriveisdobrasil), Família Vergilio (@afamiliavergilio), Patty Leone (@pattyleoneoficial) e Kevenin Souza (@vemcomkevin), teve a oportunidade de conhecer a história e cultura negra do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da América Latina.

A visita ocorreu no Dia da Consciência Negra, um dia repleto de manifestações da cultura negra na Serra da Barriga. Os influenciadores acompanharam as apresentações artísticas no local e conheceram a comunidade quilombola, sendo uma experiência enriquecedora e educativa para todos eles.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a iniciativa impulsiona o afroturismo no estado, valorizando a rica cultura e costumes do povo negro alagoano. Ela ressalta a importância de manter o turismo nessa região durante o ano todo, não apenas no mês da consciência negra. A intenção é que a região seja visitada não apenas pelos afrodescendentes, mas por todos os brasileiros, para que conheçamos a história e entendamos os contextos de desigualdades que infelizmente ainda persistem hoje em dia.

A Serra da Barriga, considerada um lugar de grande representatividade para o povo negro, foi tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan e abrigou mais de 20 mil pessoas que fugiam do sistema injusto de exploração de trabalho durante a luta antiescravocrata.

Os influenciadores expressaram suas impressões sobre a experiência. Lucian Grillo destacou a importância da visita para aprender mais sobre o passado e o presente do povo negro no Brasil, enquanto a Família Vergilio se encantou ao conhecer o Quilombo dos Palmares e a culinária afro-indígena.

Já o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge, ressaltou a importância da manifestação cultural na Serra da Barriga para retomar a consciência brasileira sobre personagens importantes da história, como Zumbi dos Palmares e Dandara, enfatizando a luta contínua do povo quilombola por justiça e igualdade.

Essa iniciativa da Setur reforça a importância do turismo afro em Alagoas e a valorização da cultura negra, além de destacar a influência positiva que essa visibilidade pode ter na promoção da igualdade racial e na quebra do ciclo de desinformação sobre a representatividade preta no Brasil. A expectativa é que esse tipo de ação contribua para o fortalecimento do afroturismo no estado e para a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação e celebração da cultura afro-brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo