Segundo Medeiros, a escolha do tema não é por acaso. “A população em situação de rua é duplamente marginalizada, porque além de viver sem casa e acesso a serviços básicos, seja de saúde ou segurança, por exemplo, sofre cotidianamente preconceito de boa parcela de nossa sociedade”, afirmou o parlamentar. A sessão especial, que acontecerá às 14 horas, no Plenário da Casa de Tavares Bastos, busca abrir espaço para um amplo debate sobre as melhores práticas e políticas a serem adotadas para atender essa demanda social.
Medeiros sublinhou a importância de se discutir soluções que garantam o mínimo de dignidade e a reintegração dessas pessoas à sociedade. “Nosso mandato tem pautado esse debate na Assembleia Legislativa e buscado soluções para que essas pessoas possam ter o mínimo de dignidade e seu convívio em sociedade retomado”, afirmou o deputado, acrescentando que o evento permitirá uma troca significativa de experiências e fortaleça as iniciativas já existentes.
A expectativa é que a sessão atraia diversos atores envolvidos com a temática, incluindo representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos, e membros da comunidade. Medeiros destacou que a participação de todos esses segmentos é crucial para a formulação de políticas públicas integradas e eficazes. “A participação da comunidade e dos diversos atores envolvidos é crucial para a formulação de políticas integradas e eficazes”, pontuou o deputado, ressaltando a importância da colaboração mútua para o sucesso das iniciativas a serem debatidas.
Essa sessão especial promete ser um marco no que diz respeito à conscientização e desenvolvimento de políticas voltadas para a população em situação de rua em Alagoas. O objetivo é não apenas discutir, mas também implementar ações que possam transformar a realidade dessas pessoas, oferecendo-lhes uma nova perspectiva de vida e dignidade.