Sesau reforça importância do programa Saúde na Escola para municípios alagoanos até 21 de março. Ações visam proteger saúde dos estudantes.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está reforçando a importância do preenchimento do Termo de Adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) para os 102 municípios alagoanos. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), o programa visa contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde na comunidade escolar.

As inscrições para o programa estão abertas até o próximo dia 21 de março, e podem ser feitas através do link https://egestorab.saude.gov.br/. O coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes, ressalta que a principal meta do programa é evitar a evasão escolar, por meio de ações educativas consideradas importantes pelos municípios, visando proteger os estudantes de adoecimentos, agravos de comportamento, violência doméstica, e promover a preservação da saúde mental.

Eloy Yanes destaca que todas as ações do PSE têm o objetivo de proteger a população escolar, evitando adoecimentos e garantindo a continuidade do aprendizado e acompanhamento escolar ao longo do ano letivo. O programa atua em parceria nas três esferas de poder – municipal, estadual e federal – sempre com alunos da Rede Pública de Ensino.

Além disso, o Programa Saúde na Escola conscientiza sobre os males causados pelo uso de tabaco e outras drogas, ensina medidas preventivas para evitar a gravidez na adolescência, orienta sobre primeiros socorros, infecções sexualmente transmissíveis como HPV e HIV, e como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância da adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola, enfatizando que o cuidado com a saúde dos alunos representa o cuidado com o futuro. Para ele, é fundamental que todos os gestores municipais realizem a inscrição no PSE para garantir a qualidade de vida e aprendizado dos estudantes alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo