Alagoas conta com quatro hospitais estaduais que oferecem Programas de Residência Médica (PRM) e dois hospitais com Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Praps). A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes, enfatizou a importância da adesão ao Enare para garantir um processo seletivo transparente, com menos vagas ociosas e custos reduzidos, representando um avanço na área de saúde do estado.
Com a adesão confirmada, as Comissões de Residência Médica (Coreme) e as Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) dos hospitais públicos estaduais terão até o dia 13 de junho de 2024 para aderir aos programas das unidades para a 5ª Edição – 2024/2025 do exame. Esses programas terão suas vagas preenchidas com bolsas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e financiadas pela Sesau e Ministério da Saúde (MS), seguindo o cronograma nacional e garantindo acesso aos melhores candidatos.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a adesão ao Enare está alinhada com os esforços do Governo de Alagoas em promover eficiência, transparência e economia nas ações de formação de profissionais de saúde. A iniciativa visa garantir a qualificação do corpo docente-assistencial e dos gestores de programas de residência, contribuindo para a melhoria dos serviços na área da saúde em Alagoas.
O Enare é uma avaliação nacional unificada que visa ofertar vagas de residências médicas, multi e uniprofissionais em todo o território brasileiro. Com a adesão ao exame, Alagoas busca garantir a melhor formação dos futuros profissionais de saúde, contribuindo para o fortalecimento do setor e para a qualificação dos serviços oferecidos à população.