A inspetora da Vigilância Sanitária Estadual, Rosemary Vital, ressaltou a importância das fiscalizações durante o período de festividades carnavalescas e altas temperaturas. Ela destacou que as inspeções visam assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos seguros, que não ofereçam riscos à saúde.
Durante a fiscalização, os profissionais da Vigilância Sanitária Estadual verificaram aspectos como higiene, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), presença de vetores e pragas, manutenção preventiva, acondicionamento inadequado e validade dos produtos. Além disso, os caminhões que transportam gelo também foram vistoriados para verificar a documentação e alvará em dia.
Rosemary Vital também ressaltou a importância do monitoramento, controle e análise microbiológica da água utilizada na produção de gelo, além da garantia de que a temperatura esteja adequada. Ela afirmou que, caso haja problemas, os produtos são descartados no próprio local para evitar riscos de contaminação alimentar.
As empresas que descumprirem as normas vigentes podem ser interditadas até que atendam as exigências mínimas de funcionamento, garantindo a saúde e segurança dos consumidores. As fiscalizações têm como objetivo principal garantir que os produtos comercializados durante o Carnaval atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos de vigilância sanitária.
As imagens da fiscalização realizada nas fábricas de gelo em Maragogi podem ser conferidas no site da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas.