O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes Miranda, destacou a importância do simpósio para fortalecer e enriquecer a formação dos residentes em Alagoas. O evento teve como objetivo promover o diálogo e compartilhamento de experiências sobre boas práticas na formação dos residentes, ética médica, ensino e pesquisa. Também foram abordadas questões como práticas integrativas em saúde, cuidados paliativos e saúde mental nos Programas de Residência.
Durante a abertura do evento, estiveram presentes também o secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, a coordenadora geral de Programas de Residência em Saúde do Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo, o diretor da Empresa Wolters Kluwer, Allan Conti, e a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes.
Gustavo Pontes de Miranda ressaltou a importância de formar mais profissionais especialistas na Rede Pública de Saúde de Alagoas, visando melhor atendimento à população. Mayara Lopes destacou a parceria com diversas instituições para fortalecer a formação dos residentes em saúde. O evento também contou com a I Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas.
O Simpósio foi um espaço de discussão e reflexão sobre os desafios éticos da prática profissional, enfatizando o papel da pesquisa científica no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde em Alagoas. A programação incluiu palestras, oficinas e debates sobre temas relevantes para a área da saúde.
O evento teve continuidade no dia seguinte, com uma programação diversificada que incluiu uma mostra de trabalhos científicos, palestras interativas e oficinas de trabalho. O encerramento do I Simpósio Estadual das Residências em Saúde foi marcado pela valorização da formação ética e humanizada dos profissionais de saúde, essencial para uma atuação responsável e comprometida com os princípios do SUS.