Sesau promove 2ª etapa da oficina para construção do livro Análise da Situação da Saúde de Alagoas em Maceió

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (8), a segunda etapa da oficina para a construção do livro Análise da Situação da Saúde de Alagoas. O evento contou com a presença de técnicos e gestores da Gerência de Atenção Primária (GAP) e da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), e foi sediado na Escola de Governo, localizada no bairro Centro, em Maceió.

A superintendente de Vigilância Ambiental e Sanitária da Sesau, Laiza Granja, destacou a importância do livro, que é lançado anualmente. Na edição de 2024, que será lançada em dezembro, serão analisados os dados do período de 2014 a 2023, com foco na situação das pessoas idosas no estado. Granja ressaltou que o trabalho dos técnicos e colaboradores na produção do livro é fundamental para embasar políticas públicas de saúde eficazes e embasadas em dados científicos.

De acordo com Laiza, o livro permite que os gestores estaduais e municipais planejem ações e políticas de saúde direcionadas às áreas mais sensíveis clinicamente, contribuindo para superar os desafios da assistência com informações precisas e confiáveis. Além da análise de dados, o livro também traz depoimentos e informações dos profissionais que atuam na linha de frente da assistência nas unidades da Rede Estadual de Saúde Pública.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da análise científica da saúde em Alagoas para a criação de modelos de gestão eficazes na assistência. Com estudos realizados por profissionais capacitados e engajados, é possível direcionar recursos para áreas prioritárias e qualificar o atendimento, garantindo eficiência na aplicação dos recursos públicos.

O evento contou com a participação de diversos profissionais da saúde e técnicos envolvidos no processo de análise e construção do livro. A próxima edição promete trazer insights valiosos que contribuirão para o aprimoramento das políticas de saúde em Alagoas.

Sair da versão mobile