Sesau Inicia Campanha Agosto Dourado com Palestra sobre Amamentação em Maceió

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), deu início às atividades referentes à Campanha Agosto Dourado na quarta-feira (31). A abertura oficial ocorreu no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol, em Maceió, com a realização da palestra intitulada “Amamentação: Apoie em todas as Situações”.

A Campanha Agosto Dourado visa conscientizar e promover o aleitamento materno, destacando os diversos benefícios que ele traz tanto para as mães quanto para os bebês. De acordo com especialistas, a recomendação é que o aleitamento materno seja exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, uma prática que pode prevenir diversas doenças e proporcionar um desenvolvimento mais saudável.

No calendário das atividades estão previstas importantes ações. No dia 9 de agosto, serão realizadas oficinas sobre Manejo do Aleitamento Materno e Aconselhamento do Aleitamento Materno. Essas atividades ocorrerão no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), situada no bairro Trapiche, também em Maceió. Além disso, um evento de grande relevância está agendado para o dia 30 de agosto: a reinauguração do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, a enfermeira Diolyne Barros, destacou que essas ações têm como objetivo servir de conscientização e base para o desenvolvimento de atividades nos municípios. “Durante o mês, as equipes reforçam os serviços que são ofertados durante todo o ano. Muitas vezes a população não tem informações tão claras sobre a importância do aleitamento materno e nem sobre a forma correta que ocorre a doação de leite. Por isso, esse mês é voltado para conscientização da arrecadação desse leite e da importância da doação”, explicou.

Diolyne Barros também ressaltou a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo exclusiva nos primeiros seis meses. “O Agosto Dourado é uma campanha a nível nacional. A cor dourada simboliza a riqueza nutricional do leite materno. A amamentação fornece todos os nutrientes que o recém-nascido necessita. Ou seja, não é preciso complementar a alimentação com chás, leites artificiais ou mesmo água,” complementou.

A Campanha Agosto Dourado, portanto, segue com uma programação intensa e essencial para reforçar a conscientização sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno, contribuindo para a saúde e bem-estar das crianças desde o início de suas vidas.

Sair da versão mobile