Sesau abre inscrições para cursos online gratuitos sobre o SUS, Educação em Saúde e Humanização, com carga horária de 40h.



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), abriu inscrições para novas turmas dos cursos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (PDS), Educação Permanente em Saúde: conceitos, fundamentos e aplicabilidade (EPS) e Introdução à Política Nacional de Humanização (PNH). Esta será a primeira oferta dos cursos em 2025, que acontecerá na modalidade online, com duração de um mês.

Com inscrições online, de 24 a 31 de janeiro, até às 17h, os cursos são promovidos, de forma gratuita, pelo Setor de Qualificação do Servidor da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES). Os cursos acontecem de forma autoinstrucional, na modalidade Educação a Distância, por meio da plataforma de qualificação da Sesau, Educ@Sesau. Direcionado para todos os profissionais, residentes e estagiários do Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos contam com carga horária de 40h cada.

As inscrições para os cursos são realizadas no formato de turmas pela plataforma Educ@Sesau. Para aqueles que já possuem um usuário criado na plataforma, a inscrição é feita diretamente na página do curso desejado. Já para aqueles que ainda não têm usuário na plataforma, é necessário solicitar a criação de conta por meio de um formulário específico, com a conta sendo criada em até 48 horas. Os cursos iniciam em 10 de fevereiro e encerram em 10 de março, com duração média de um mês.

Os estudantes terão a oportunidade de concluir o curso antes do período previsto e receberão automaticamente o certificado de conclusão ao cumprir todos os requisitos. Além disso, os servidores efetivos poderão usar o certificado para a progressão de carreira. O Programa de Integração dos servidores em estágio probatório visa proporcionar aos servidores uma visão abrangente do Sistema Único de Saúde, assim como das políticas que o norteiam, incluindo a Política Nacional de Humanização e a Política de Educação Permanente. Durante o estágio probatório, a certificação de conclusão dos cursos é obrigatória e faz parte do processo de avaliação. Os cursos obrigatórios incluem Política Nacional de Humanização (PNH), Educação Permanente em Saúde (EPS) e Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (PDS).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo