Comemorar as conquistas de 2017 e celebrar os 14 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Esses foram os motivos que reuniram os servidores da Central Maceió na confraternização natalina. A festa aconteceu no pátio do Samu, no bairro do Farol.
Ao som do conjunto Ritmo, médicos, enfermeiros, condutores socorristas, Tarms, técnicos de enfermagem, a equipe da limpeza e da segurança e servidores do setor administrativo da central Maceió confraternizaram enquanto eram exibidas as fotos que compõem a Exposição do Samu, que segue aberta à visitação no Maceió Shopping (Mangabeiras) até o próximo domingo (17).
Durante a festa natalina, também foi comemorado os 14 anos de Samu, celebrados no próximo dia 16 de dezembro. Para o Major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Alagoas, o ano de 2017 existiram dificuldades, mas que muitos foram superados e outros estão bem encaminhados para serem solucionados em 2018. “Uma das dificuldades foi a falta de ambulâncias, mas graças ao governo do Estado conseguimos renovar toda a frota do Samu Alagoas. Essa é uma conquista para os servidores, para a instituição e a população”, afirmou.
Outro atrativo da festa foi o sorteio de cestas e brindes para os funcionários, comandado pela equipe AnimaShow Maceió, com a mamãe noel Gestrudes. Um dos sorteados foi o supervisor do Pronto Atendimento, Francinaldo Diniz.
“Eu estou no Samu desde antes do início do serviço em Alagoas, quando se chamava Central de Regulação e Leitos, já se vão 16 anos, e é muito gratificante trabalhar salvando vidas. Lembro que tínhamos poucas ambulâncias, uma estrutura pequena, mas com passar dos anos fomos evoluindo e melhorando o nosso atendimentos para a população”, salientou.
Histórico – Inicialmente, o Samu em Alagoas começou como Central de Regulação e Leitos, atendendo casos de urgência e emergência. Em 16 de dezembro de 2003 recebeu o novo nome, por meio da resolução nº 68 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado.
A Central do Samu Maceió foi habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) em 7 de julho de 2004, por meio da portaria nº 1.403. A Central Arapiraca foi habilitada pelo MS em 2006, após a publicação da portaria nº 2.930, de 20 de novembro de 2006, mas estava em funcionamento desde 25 de setembro de 2006.
Ascom – 15/12/2017