O projeto é aberto a todos os servidores estaduais, porém, tem um foco maior nas pessoas que trabalham na área de recursos humanos dos órgãos. O secretário de Planejamento destaca que é fundamental que haja uma compreensão desses temas, para que seja possível aplicar políticas de recrutamento e seleção mais inclusivas e antidiscriminatórias. Além disso, ele ressalta que esses temas foram recorrentes durante a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA) deste ano.
A temática de Inclusão e Desenvolvimento Social foi escolhida como um dos principais eixos a serem trabalhados nos próximos quatro anos. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas ações como a Trilha de Equidade na Gestão Pública, que tem como objetivo conscientizar e reduzir ainda mais a desigualdade dentro do serviço público.
No primeiro dia da trilha, a especialista Giszele Silva, consultora em equidade racial e de gênero no Instituto Gesto, ministrou a primeira aula. Ela enfatizou a importância de entender o que é racismo para poder atuar, engajar e promover a transformação na sociedade. A apresentação da especialista teve como objetivo ampliar o olhar e traçar o caminho para uma gestão mais inclusiva.
Para a capacitação, estão sendo organizadas aulas com quatro temas estratégicos: construção e impacto social dos racismos; equidade racial na gestão pública; gestão de pessoas com equidade; e gestão inclusiva. O curso terá a duração de quatro semanas e, ao final, os servidores receberão certificado de participação com carga horária total de 16 horas.
As ações de capacitação promovidas pela Seplag em parceria com o Instituto Gesto demonstram o compromisso do estado de Alagoas em promover a equidade racial e de gênero nas organizações públicas. Essas iniciativas são importantes para conscientizar os servidores e aplicar políticas inclusivas que combatam a discriminação e a desigualdade. É um passo fundamental para construir um serviço público mais justo e igualitário.