Os produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção e devem apresentar documentos que comprovem a atividade rural, histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, RG e CPF. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro. É importante ressaltar que as vagas são limitadas, de acordo com os polos de ensino, como destaca a gerente técnica do Senar, Graziela Freitas.
Para o primeiro semestre de 2025, serão ofertadas 20 vagas no Curso Técnico em Agricultura no Polo de São Luís do Quitunde; 80 vagas no Curso Técnico em Agronegócio nos Polos de Ibateguara, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Luís do Quitunde, com 20 vagas cada; 40 vagas no Curso Técnico de Fruticultura nos Polos de Água Branca e Palmeira dos Índios, também com 20 vagas cada; e 80 vagas no Curso Técnico em Zootecnia nos Polos de Arapiraca, Major Izidoro, Mar Vermelho e Penedo, com 20 vagas em cada um.
O processo seletivo acontece em duas etapas, com análise de documentação e classificação dos inscritos. É importante ressaltar que quem estiver com matrícula ativa em qualquer curso de nível médio do Senar não poderá participar da seleção. A lista dos classificados será divulgada no dia 31 de janeiro de 2025, antes dos recursos, e o resultado final estará disponível a partir do dia 5 de fevereiro no portal da Rede e-Tec do Senar.
Além disso, a gerente Graziela Freitas representou Alagoas no Seminário da Formação Técnica do Senar, em Brasília, no qual foi lançada a campanha Formação Técnica: Tradição e Inovação no Agro, em comemoração aos 10 anos da Rede e-Tec. A campanha, que terá início em fevereiro de 2025, contará com o compartilhamento de histórias, vídeos de depoimentos, casos de sucesso e falas de participantes. Também foram apresentadas novidades na área de inovação para a e-Tec do Senar a partir de 2025, como chatbot com inteligência artificial, aplicativo mobile para o aluno, apostila digital, aulas virtuais ao vivo e laboratório de práticas virtuais.