Senador Renan Calheiros é apontado como favorito pelos líderes para presidência da Mesa Diretora, indica pesquisa.

Renan Calheiros, senador do MDB, é apontado como um dos favoritos na próxima eleição para a presidência da Mesa Diretora do Senado, de acordo com uma medição mensal realizada pelo Portal Congresso em Foco, especializado em cobertura política em Brasília.

O processo de escolha dos novos membros da mesa ocorrerá na primeira sessão de 2025, após o recesso parlamentar, e o mandato terá duração de dois anos. O atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD-MG, foi reeleito em 2022 e não poderá concorrer novamente.

No entanto, mesmo sendo apontado como um dos favoritos pelos líderes de partidos com representação na casa, a pesquisa indica que Calheiros está bem atrás do principal candidato, o ex-presidente da casa Davi Alcolumbre, representante do União-AP. Atualmente, o senador Calheiros preside a principal comissão da casa, a de Constituição e Justiça.

Segundo a pesquisa, quando questionados sobre quem eles acreditam que vencerá a próxima eleição para a presidência do Senado, Alcolumbre foi o mais citado, com 41% das respostas. Renan Calheiros ficou em segundo lugar, com 18%, e Rogério Marinho, do PL-RN, foi o terceiro, com 17%.

Caso o senador Calheiros aceite disputar novamente a presidência da casa, ele poderá se encontrar novamente com Alcolumbre, que o derrotou em 2019 após o alagoano desistir da disputa no último momento. No entanto, naquela ocasião, Alcolumbre era o candidato oficial do então presidente Jair Bolsonaro, do PL.

Em uma possível repetição da disputa sob o governo de Lula, não se sabe a quem o presidente daria seu apoio, considerando que Calheiros é mais próximo politicamente do petista do que Alcolumbre.

O painel realizado pelo Portal Congresso em Foco é feito mensalmente e consulta todos os líderes partidários da casa sobre diversos temas. No entanto, a fonte da pesquisa não foi citada.

Sair da versão mobile