Senador Nelsinho Trad é reeleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, com mandato até 2024

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi reeleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) em uma reunião realizada ontem (13). Ao seu lado, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) assume o cargo de vice-presidente da delegação brasileira. Os deputados Humberto Costa (PT-PE) e Celso Russomanno (Republicanos-SP) também foram eleitos como vice-presidentes. O mandato dos membros se estenderá até o final de 2024.

O próximo encontro do Parlasul está agendado para o dia 25 de setembro em Montevideo, no Uruguai, local onde o grupo é sediado. O Parlasul atua desde maio de 2007 e realiza pelo menos uma reunião por mês no país.

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia é uma das principais prioridades do Parlasul, de acordo com o presidente Nelsinho Trad. Além disso, o órgão procura intermediar as demandas dos setores empresariais, da sociedade civil e culturais durante os processos de integração, negociações e parcerias entre os países do bloco.

Durante a reunião, o senador Trad prometeu avançar nas negociações para impactar de forma positiva na vida dos cidadãos, especialmente no que diz respeito ao livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

O Parlasul conta com a participação de 9 senadores e 27 deputados federais brasileiros. Além disso, possui 26 parlamentares argentinos, 18 uruguaios e 18 paraguaios. A Bolívia, que ainda é um membro observador do Mercosul, possui 13 parlamentares atuantes nas comissões e no Plenário, mas sem direito a voto.

É importante ressaltar que a informação foi obtida da Agência Câmara e reproduzida com a devida autorização da Agência Senado, sendo citada como fonte da notícia.

Sair da versão mobile