Senador Jorge Kajuru preside subcomissão da CMA para discutir mercado de ativos ambientais brasileiros em 90 dias.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal deu um passo importante na última quarta-feira (13) ao instalar uma subcomissão temporária dedicada a discutir e analisar o mercado de ativos ambientais brasileiros. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi eleito presidente do colegiado, que terá 90 dias para realizar suas atividades.

A subcomissão conta ainda com a participação dos senadores Sérgio Petecão (PSD-AC), Plínio Valério (PSDB-AM), Carlos Viana (Podemos-MG) e Jorge Seif (PL-SC). Como suplentes, foram indicadas as senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS). A ausência de eleição para a vice-presidência do grupo não parece ter sido um obstáculo para o início dos trabalhos, que se mostram promissores.

O presidente Jorge Kajuru ressaltou a importância dos ativos ambientais, como os créditos de carbono, serviços ecossistêmicos e direitos de uso sustentável de recursos naturais, que têm ganhado destaque nas discussões internacionais sobre sustentabilidade. Ele enfatizou a necessidade do Senado atuar de forma proativa na elaboração de políticas públicas relacionadas a esse mercado emergente, visando promover o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação ambiental.

Kajuru destacou a importância de abrir o diálogo com especialistas, organizações ambientais, setor privado, sociedade civil e outros atores para embasar o desenvolvimento de estratégias eficazes nesse campo. A subcomissão se mostra, assim, como um espaço fundamental para a discussão e formulação de propostas que possam contribuir para a promoção da sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais no Brasil.

O papel do Senado como mediador e promotor do debate sobre questões ambientais ganha destaque com a criação dessa subcomissão, que promete trazer reflexões e propostas concretas para a construção de um modelo econômico mais sustentável e consciente. A atuação do colegiado certamente será acompanhada de perto pela sociedade e pelos diversos setores interessados no tema.

Sair da versão mobile