Em suas declarações após o encontro, Confúcio Moura ressaltou a importância de ouvir as demandas dos ministros e do presidente da República, além de destacar a colaboração dos técnicos de Orçamento do Senado e da Câmara. O senador demonstrou otimismo ao afirmar que pretende apresentar o relatório final da LDO nos dias 9 ou 10 de julho, e espera que a votação ocorra no mesmo dia da apresentação.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é fundamental para estabelecer as regras que nortearão a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte. Dentre os aspectos abordados na LDO, estão a definição do equilíbrio entre receitas e despesas, as normas para os gastos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a autorização para aumento de despesas com pessoal.
A visita do senador Confúcio Moura ao ministro da Educação evidencia a importância do diálogo e da colaboração entre as diferentes esferas do poder público na definição das diretrizes orçamentárias. O senador demonstrou comprometimento com a elaboração de um relatório que atenda às necessidades da área da educação, refletindo o cuidado e a responsabilidade necessários na definição do futuro orçamentário do país.