SENADO FEDERAL – Zequinha Marinho é eleito presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária em cerimônia nesta quarta-feira, para biênio 2025-2026.

O senador Zequinha Marinho, do partido Podemos do estado do Pará, foi eleito presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para o biênio 2025-2026 em uma eleição realizada nesta quarta-feira (19). O cargo de vice-presidente ainda não foi definido e permanecerá vago até que haja um acordo entre os blocos partidários para a indicação.

Em seu discurso de posse, Zequinha destacou seu compromisso com o avanço de pautas que incentivem a agricultura sustentável, a regularização fundiária, o licenciamento ambiental e a desburocratização do acesso ao crédito rural. Ele ressaltou a importância da cidade de Belém sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro, como uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo os avanços em bases produtivas mais sustentáveis.

A senadora Tereza Cristina também enfatizou a importância da COP30 para a valorização da produção agrícola sustentável do país. Ela destacou a necessidade de a CRA desempenhar um papel fundamental nessa articulação, destacando que o Brasil não é apenas um campeão na agricultura, mas também na proteção do meio ambiente.

Zequinha apresentou dados da Confederação Nacional de Agricultura que indicam um crescimento de até 5% no PIB do Agronegócio em 2025, impulsionado pelo aumento da produção agrícola primária e da indústria de insumos e agroindústria exportadora. No entanto, o senador alertou para um cenário desafiador devido a questões fiscais, cambiais e inflacionárias, exigindo uma atuação eficiente da comissão.

O debate na CRA também abordou temas como regularização fundiária, licenciamento ambiental e acesso ao crédito rural. O senador Vanderlan Cardoso defendeu a ampliação da discussão sobre a regularização fundiária, enquanto Zequinha apresentou um projeto de lei que estimula a conversão de pastagens degradadas em sistemas sustentáveis.

Em relação ao crédito rural, o senador Alan Rick ressaltou a importância de tornar o processo de liberação de recursos menos burocrático, especialmente em um momento de crise no país. Zequinha se comprometeu a buscar soluções para facilitar o acesso ao crédito de investimento, visando impulsionar a produção agropecuária.

Essas pautas e desafios apontados pelos senadores na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária demonstram a importância do trabalho conjunto para promover o desenvolvimento sustentável do setor agrícola no Brasil.

Sair da versão mobile