A visita guiada ao Congresso Nacional é gratuita e é feita de forma integrada entre o Senado e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos, com saída a cada 30 minutos e duração do percurso de aproximadamente 50 minutos.
O coordenador de Visitação do Senado, Fábio Duarte, destaca que o período do recesso parlamentar é o mais procurado para visitas ao Congresso, devido às férias escolares. No ano passado, mais de 15 mil visitantes passaram pelo local, superando a média mensal de 11,3 mil visitantes em 2024.
Durante o roteiro da visita, os participantes têm a oportunidade de conhecer as principais instalações do Poder Legislativo, como os Plenários do Senado e da Câmara, os Salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo e os Salões Nobre das duas Casas. Além disso, são fornecidas informações sobre as obras de arte presentes no acervo do Congresso, criadas por renomados artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Marx.
Neste recesso, os visitantes também podem assistir ao curta-metragem “O Sonho de Abdias” em realidade virtual, que proporciona uma experiência imersiva do discurso do primeiro senador autodeclarado negro no Brasil, Abdias do Nascimento. A produção conta com atores reconhecidos nacionalmente, como Rocco Pitanga e a atriz mirim Sophia Rosa.
Durante o mês de janeiro, o filme será exibido em dias específicos para as visitas, com saídas programadas das 11h às 14h30, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes do Congresso Nacional.