A sub-representação das mulheres nos parlamentos é um tema que ainda persiste, como é o caso do Brasil, onde as bancadas femininas estão longe de ocupar metade das cadeiras disponíveis. Essa desigualdade de gênero impacta diretamente na elaboração e implementação de políticas públicas que afetam a vida de milhões de mulheres em todo o mundo.
Ana Carolina Querino ressaltou a importância de se promover a igualdade de gênero nos espaços de poder, não apenas como uma questão de justiça, mas também como um imperativo para o desenvolvimento sustentável. A representante da ONU Mulheres enfatizou a necessidade de se adotar medidas concretas para acabar com a violência política contra mulheres e garantir a participação igualitária nos processos decisórios.
O fórum de mulheres parlamentares do P20 serviu como um espaço de discussão e troca de ideias sobre como superar os obstáculos que impedem a plena participação das mulheres na vida política. Ana Carolina Querino destacou a importância de se criar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e combatam a discriminação e a violência contra as mulheres.
Em suma, a presença de Ana Carolina Querino no fórum de mulheres parlamentares do P20 foi fundamental para reforçar a necessidade de ação urgente por parte dos países do G20 no combate à violência política contra mulheres e na promoção da igualdade de gênero nos espaços de poder. A luta por uma representação feminina mais justa e igualitária nos parlamentos deve ser uma prioridade global para garantir um futuro mais igualitário e justo para todos.