A cerimônia contará com a presença da senadora Leila Barros (PDT-DF), que preside a subcomissão do Senado, e da deputada Duda Salabert (PDT-MG), à frente da subcomissão da Câmara. Também está prevista a participação de Luciana Abade, coordenadora de Mobilização da Presidência da COP 30, reforçando a colaboração entre as esferas legislativas e os organizadores do evento.
O colegiado, que já realizou quatro reuniões consecutivas, planeja um debate logo após o lançamento da carta, com o tema “Oportunidades de Engajamento Parlamentar na COP 30”. Esse momento será fundamental para compartilhar informações que facilitem a participação efetiva dos parlamentares na conferência. A diretora-executiva da Plataforma Cipó, Maiara Folly; a diretora-executiva do Clima de Política, Beatriz Pagy; e a oficial de Gestão de Programas da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Gabriela Oliveira, já confirmaram presença no debate.
Além disso, as próximas reuniões da subcomissão serão dedicadas a discutir os seis eixos da agenda de ação para a COP 30. Uma será voltada para os comentários da sociedade civil, enquanto a outra contará com a participação de parlamentares. O evento contará com representantes de importantes instituições, como o Observatório do Clima e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), entre outros.
O objetivo maior dessas discussões é fomentar um diálogo construtivo entre parlamentares, especialistas, sociedade civil e organismos internacionais, preparando o Brasil para atuar de forma engajada na COP 30, que ocorrerá em Belém, de 10 a 21 de novembro. Essa edição da conferência promete ser um espaço essencial para lideranças globais, cientistas e ONGs se reunirem em busca de soluções para enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global, incluindo a promoção de energias renováveis e a conservação da biodiversidade.